Caracterização

São Vicente é um concelho do norte da ilha da Madeira, constituído pelas freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente, sendo esta última a sede do concelho.

Caraterização

A população, segundo os censos de 2011, é de 5723 habitantes, distribuídos por uma área de 78.82 km2 , tornado este concelho um dos mais extensos da ilha.

O concelho de São Vicente é limitado a leste pelo concelho de Santana, a sul pelos concelhos de Câmara de Lobos, Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol, a oeste pelo concelho de Porto Moniz e a norte pelo Oceano Atlântico.

Quanto ao clima é do tipo oceânico, com temperaturas amenas todo o ano, apesar do maior índice pluviométrico em comparação com a vertente sul da ilha, atingindo temperaturas médias de 24oC no verão e de 17oC no inverno.

As principais atividades do concelho são a agricultura, principalmente a viticultura, e os serviços relacionados com o turismo, tais como a hotelaria e restauração.

Quanto à história, sabe-se que a costa norte começou a ser povoada algum tempo depois do povoamento da costa sul, uma vez que os terrenos mais acidentados e a intensa floresta, dificultavam o trabalho de desbravamento do terreno aos colonos. Porém, a grande abundância de água cativou-os a explorar e assentar nesta vertente norte da ilha, cultivando os terrenos, principalmente com  as vinhas e cana de açúcar.

Em 25 de Agosto de 1774, a freguesia de São Vicente é elevada por alvará régio a vila e sede de concelho, incluindo as freguesias do Arco de São Jorge, Boaventura, Ponta Delgada, Porto Moniz, São Jorge e Seixal. Entre 1774 e 1898, a integração do concelho foi diversas vezes alterada, sendo fixada até os dias de hoje com as freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente, incluindo nestas três freguesias, oito paróquias, a saber, Vila, Lameiros, Feiteiras, Rosário, Lombada, Ponta Delgada, Boaventura, Fajã do Penedo.

Concelho

Freguesias