Page title

Desfile de Carnaval de São Vicente
  • Nigel Teixeira

Na tarde de domingo, 3 de março, viveu-se mais um grande momento de folia na Vila de São Vicente, onde se concentraram todos os foliões, desde utentes, alunos, professores, assistentes operacionais das escolas e dos centros de dia do concelho, bem como a população que quis participar no Desfile de Carnaval.

Foi uma tarde de grande entrega, onde miúdos e graúdos coloriram o desfile com os seus trajes carnavalescos criativos. O empenho e dedicação de todos foi notório, nesta atividade lúdica recreativa, que resultou numa contagiante animação para todos os envolvidos, e para quem assistiu.

No Desfile de Carnaval, participaram a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Ponta Delgada e Boaventura; a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de São Vicente; o Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada; a Associação de Solidariedade Social Crescer Sem Risco; Projeto “Envelhecer Com Alegria”; a Casa do Povo de Boaventura, a Casa do Povo de Ponta Delgada; o Centro Social, Cultural e Paroquial São Vicente; a ADENORMA; o Centro de Atividades Ocupacionais de São Vicente e a população geral.

O Desfile de Carnaval apelou a imaginação dos participantes, premiando os melhores disfarces em diferentes categorias, sendo a seleção dos vencedores do concurso, feita por um júri constituído por três elementos do Concelho.

Segundo os critérios do júri, na categoria Escola, o 1.º prémio foi atribuído a Escola B1/PE e Creche de São Vicente e o 2.º prémio a Escola B1/PE de Ponta Delgada e Boaventura. Na categoria Centro de Dia/Associação, o Centro de Atividades Ocupacionais de São Vicente arrecadou o 1.º prémio; em 2.º lugar a Casa do Povo de Ponta Delgada, em 3.º lugar a ADENORMA. Este ano, houve o 4.º prémio na categoria Centro de Dia/Associação para Casa do Povo de Boaventura. Já na categoria população em geral, o melhor individual foi o disfarce “Também Vivo o Carnaval”; o melhor par premiado foi a “Vendedora de Pipocas” e os “Friends of 4 patinhas São Vicente” obteve a classificação de melhor trupe.

A Autarquia premiou as Escolas e Centros de Dia/Associações, no valor pecuniário em material de 100,00€, 75,00€ e 50,00€, para o 1.º, 2.º e 3.º lugar respetivamente, e o 4.º lugar, no valor de 50,00€. Para a população em geral, o melhor individual, ganhou uma viagem ao Porto Santo; o melhor par, um jantar e a melhor trupe, uma refeição (picado).

Todos os participantes no concurso receberam um prémio de participação.

A Câmara Municipal de São Vicente agradece a todos aqueles que participaram e colaboraram para o sucesso do Carnaval.