Ponta Delgada recebe a cerimónia oficial do Hastear da Bandeira Azul

A Cerimónia do Hastear da 1.ª Bandeira Azul Nacional 2017, realizou-se no dia 1 de junho, às 11 horas, no Complexo Balnear de Ponta Delgada, no Concelho de São Vicente, e contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Susana Prada, o Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, o Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Aires Santos e o Vereador com o Pelouro do Ambiente, Fernando Góis.

Este complexo balnear renova o galardão Bandeira Azul, consecutivamente, desde 2014, e para além desta distinção, o referido espaço é classificado como “Praia Acessível, Praia Para Todos”.

O Júri Nacional da Bandeira Azul para Zonas balneares, elegeu o Complexo Balnear de Ponta Delgada para ser cenário da Cerimónia do Hastear da 1.ª Bandeira Azul Nacional 2017, pelo “manifesto e constante empenho do Município de São Vicente na melhoria das suas condições e gestão ambiental”.  Este reconhecimento por parte do Júri, vem valorizar o esforço do atual executivo em prol dos banhistas, bem como o reconhecimento da qualidade da água balnear e da zona envolvente.

A autarquia para manter este galardão, efetuou diversas obras de manutenção, melhorou os acessos para as pessoas com mobilidade condicionada, adquiriu placas sinaléticas de informação, tornou o espaço mais atrativo, ornamentando os jardins do complexo, monitoriza e controla a água balnear e garante a presença de nadadores salvadores durante a época balnear.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e marinas que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental, sendo que, esta autarquia em conjunto com a DROTA tem planeado diversas atividades de educação ambiental para este ano.