Medidas de Contingência - COVID-19

Medidas de Contingência – COVID-19
  • Joao Pestana

Na sequência do Plano de Contingência para o novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) para diminuir a evolução epidemiológica, a Câmara Municipal de São Vicente decidiu encerrar os serviços da CMSV ao público, sendo que o atendimento deverá ser feito por meios eletrónicos e via telefónica, excetuando casos urgentes e inadiáveis.

O horário de serviço da CMSV será continuo das 10h00 às 16h00.

Os serviços a cargo da CMSV que serão encerrados são: Centro de Promoção Cultural de São Vicente, a Biblioteca Municipal, o Centro de Comunitário da 1ª Lombada, ATL`s, OTL e aulas de Dança Sénior, bem como o Polo de Emprego de São Vicente que encerra o atendimento ao público, devendo este ser feito por meio eletrónico ou via telefónica.

A Câmara Municipal, no âmbito do seu Plano de Contingência determinou, ainda, a aplicação de um conjunto de medidas que visam a proteção e salvaguarda dos seus Trabalhadores, designadamente os que estão expostos ao contacto social com o público.

Esta decisão visa reduzir e conter os riscos de exposição, contágio e evolução da Covid-19. Estas medidas, estão, assim, sujeitas a avaliação e atualização permanentes em função da evolução da situação a nível Regional e local e tendo em consideração as orientações da DGS.

Reforça-se, por isso, a recomendação para que os munícipes apenas se dirijam presencialmente aos serviços municipais em situações urgentes e inadiáveis, podendo aceder a todos os contactos e informações disponíveis na página online do Município em: http://www.cm-saovicente.pt

NUNCA É DEMAIS RELEMBRAR QUE O COMPORTAMENTO DE CADA UM DE NÓS SERÁ DETERMINANTE NA PREVENÇÃO DO CONTÁGIO DO VÍRUS.

Aconselhamos o cumprimento das seguintes medidas de higiene e de etiqueta respiratória:

• Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
• Reforce a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
• Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
• Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
• Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave de seguida as mãos;
• Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
• Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Mais Medidas Preventivas:

DGS: www.dgs.pt/corona-virus