Portal Municipal de São Vicente

ir para conteudo
online
  • Área: 43,70 km2
  • População: 2.794 habitantes (Censos 2021)
  • Sede de Município.

"São vicente é comarca, Aonde há senhores de capote, Que são galos de raça grande, Que fazem um belo lóte. Ponta Delgada para lapas, Com boas praias de mar, Aonde os vapores costeiros, Fazem porto para voltar... Boaventura tem água, Que rega muito vimieiro, Tem muita bogança e feijão, Que valem muito dinheiro."

História

Não se sabe ao certo quando começou o povoamento da encosta norte da ilha. As dificuldades de penetração, por via marítima e terreste, terão sido factor de ponderação para os possíveis interessados e actuaram, de certeza, como entrave à sua humanização.

Assim sendo, não se sabe ao certo onde começou a edificação da primeira Vila, resultante da determinação do alvará de 1744 que criou o concelho. É muito provável que ela tenha sido traçada na margem esquerda da Ribeira, local abrigado do olhar cobiçoso vindo do mar, onde desde o século XV se assentara a nova igreja.

São Vicente foi, desde o século XV, o principal e mais importante núcleo de povoamento do norte da Madeira, que acompanhou o lento progresso desta vertente norte. Somente em 1745 com o exercício pleno do município de São Vicente, o norte tem direito ao registo documental das suas preocupações e realidade quotidiana, quando traz idas à tribuna do senado da câmara.

Caraterização

Atividades económicas: Agricultura (vinha), comércio, serviços, indústria (hoteleira, construção civil, panificação, turismo, extracção de inertes, vinícola, artefactos de cimento, móveis, transformação de madeira, serralharia).

Festas e Romarias: São Vicente (24 a 31 de Agosto), Nossa Senhora do Rosário (1.º do mingo de Outubro), Nossa Senhora da Saúde (1.º domingo de Agosto – Lameiros) e Nossa Senhora da Paz (último domingo de Julho – Feiteiras).

Património: Capelinha do Calhau, Capelinha do Pico da Cova, Capelinha do Livramento (Feiteiras) e Igreja matriz.

Outros Locais: Jardim de Plantas Indígenas, Grutas Naturais de São Vicente e Centro de Vulcanismo, Lombo Garcês, Caramujo, Chão dos Louros, Bica da Cana, Encumeada, Pico da Cova, Fajã de Cima, Miradouro da Encumeada, Turismo de Habitação (Casa da Piedade, solar da Bica e Casa do Lanço).

Gastronomia: Espetada, carne de vinho e alhos, cuscuz, caldo da romaria, bolo de mel, linguiça, poncha, sopas de trigo e de couve, inhame branco, arroz de lapas, caramujos, lapas grelhadas, pão caseiro, semilha, vinho da região.

Artesanato: Tecelagem, ferreiro, bordados, cestaria de vime, latoeiro, artes plásticas e sapateiro.

Coletividades: Centro Social Cultural e Paroquial de São Vicente, Casa do Povo de São Vicente, Valour Futebol Clube A.C.R.D. do Rosário, Grupo Coral de São Vicente, Associação Cultural e Desportiva de São Vicente, Clube Naval de São Vicente e Associação de Tiro e Caça de São Vicente.

Orago: São Vicente

Situação Geográfica

Tem costa no Oceano Atlântico, a norte, fazendo fronteira com as freguesias do Seixal (concelho do Porto Moniz), a Oeste, dos Canhas (concelho da Ponta do Sol), a Sudoeste e de Serra d’Água (concelho da Ribeira Brava), a Sul.

Sao_Vicente