Portal Municipal de São Vicente

ir para conteudo
online
  • Área: 26,20 km²
  • População: 1.035 habitantes (Censos 2021)

História

Boaventura deverá ser lugar de assentamento muito mais recente que Ponta Delgada e São Vicente. Todavia, o facto do lugar s e encontrar a meio caminho na ligação à vertente sul pelo Curral das Freiras terá propiciado a sua valorização. O primeiro sesmeiro terá sido o castelhano Pero Gomes de Galdo que aí fundou a capela de São Cristóvão.

Note-se que no concelho, a correspondência entre as actuais freguesias e paróquias só ficou estabelecida em 1836 com a criação da paróquia de Boaventura. Este último lugar esteve por muito tempo dependente da de Ponta Delgada e só em 1733, com a criação do curato pro cedeu-se à separação, ficando como sede a Capela de Santa Quitéria.

Toda a História da localidade até ao século XIX é alicerçada na dependência da paróquia de Ponta Delgada. Somente em 1872 surge uma nova situação, pois a criação das juntas de paróquia veio a autonomizar o lugar.

O facto mais significativo de tudo isto é que Boaventura em relação a Ponta Delgada apresentava-se no século XIX como mais populosa e tardou muito tempo em ser reconhecida a sua importância.

Caraterização

Atividades económicas: Agricultura (vinha, vimes e banana), comércio, serviços, indústria (construção civil, hoteleira, panificação, extracção de inertes, areia, transformação de madeira) e apicultura.

Festas e Romarias: Festa de Natal, Santa Quitéria (4.º do mingo de Maio), Santíssimo Sacramento (3.º do mingo de Agosto), Imaculado Coração de Maria (2.º do mingo de Setembro – Fajã do Penedo), Santíssimo Sacramento (3.º domingo de Setembro – Fajã do Penedo) e Sagrada Família (3.º domingo de Julho – Falca).

Património: Igreja matriz (Santa Quitéria), Igreja do Imaculado Coração de Maria (Fajã do Penedo) e Capela da Sagrada Família (Falca).

Outros Locais: Solar de Boaventura, Solar da Silveira, Engenho da Cana, Praia, Pedra que Mexe no Pico, Paisagens Naturais, Lugar do Pico e miradouros da Levada da Travessa, do Pico e do Pastel.

Gastronomia: Carne de vinho e alhos, sopa de trigo pisado, milho malhado, batata de pinpinela, pão caseiro, espetada, maçaroca cozida e assada.

Artesanato: Obra de vime, bordados, trabalhos decorativos com miolo de pão, artefactos em madeira, sapateiro, tanoaria e tapeçaria de retalhos.

Coletividades: Casa do Povo de Boaventura, Associação Cultural e Desportiva de Boaventura, Grupo de Animação e Grupo de Instrumentos Tradicionais Madeirenses .

Orago: Santa Quitéria.

Situação Geográfica

É uma freguesia do concelho de São Vicente, com 26,20 km² de área e 1221 habitantes (2011) e localiza-se a uma latitude de 32° 58′ Norte e a uma longitude de 17 ° 5′ Oeste.

Tem costa no Oceano Atlântico, a norte, fazendo fronteira com as freguesias do Arco de São Jorge (concelho de Santana), a Este, do Curral das Freiras (concelho de Câmara de Lobos), a Sudeste, de Ponta Delgada (mesmo concelho, São Vicente), a Noroeste, e com a sede do concelho, São Vicente, a Sudeste, estando a ela ligada por uma estrada regional.

É uma freguesia essencialmente rural, composta na sua maior parte por terrenos agrícolas. À medida que se avança para Sul, a freguesia torna-se mais montanhosa, sendo particularmente íngreme na fronteira com o Curral das Freiras.

freguesia-da-boa-ventura