Portal Municipal de São Vicente

ir para conteudo
online
  • Área: 8,80 km2
  • População: 1.045 habitantes (Censos 2021)

História

A primeira questão que ocorre quando nos debruçamos sobre a História de um local é a origem do seu nome. A toponímia encontra a explicação para isso, indo busca-la à tradição e História. Para Ponta Delgada o veredicto foi ditado por Gaspar Frutuoso, em finais do século XVI: “…assim chamada por ser ali hum passo muito perigoso, que se passa por cima de dois paus, que atravessam de uma rocha a outra, e em tanta altura fica o mar por baixo que se perde a vista dos olhos ”.

Se quanto à origem do nome parece haver certezas o mesmo já não se passa quanto à data de início do povoamento. Não sabemos ao certo quando começou o povoamento da encosta norte da ilha, mas certamente que foi numa época tardia em relação ao que sucedeu na encosta sul.

São Vicente foi sem dúvida o primeiro logradouro, seguido de Ponta Delgada. A este último associa-se o nome de Manuel Afonso Sanha, natural de Braga, que teria recebido em 1466 o u 1469 terras de sesmaria no extenso vale que o próprio ou algum dos seus baptizou de Ponta Delgada. E isto terá sido o começo do povoamento do lugar.

O lugar de Ponta Delgada adquiriu o estatuto de paróquia em 1550, estando até então os seus moradores dependentes da paróquia de São Vicente.

Caraterização

Atividades económicas: Agricultura (vinha), comércio, serviços, indústria (turismo, construção civil, serralharia, transformação de madeira, hotelaria), apicultura e floricultura.

Festas e Romarias: Senhor do Bom Jesus (1 de Janeiro), Imaculado Coração de Maria (2.º do mingo de Agosto), Santíssimo Sacramento (1.º do mingo de Setembro – Arraial de Ponta Delgada) e Festa de São Silvestre.

Património: Igreja matriz (futuro santuário do Bom Jesus), Capela do Imaculado Coração de Maria, Capela dos Reis Magos e Centro Paroquial e Social Bom Jesus.

Outros Locais: Museu D. Hilária Freitas, Casa Museu Horácio Bento Gouveia, Casa do Pico, Casa do Romeiro, Complexo Balnear, Miradouros e Paisagens Naturais, Casa Paroquial, Casa da Vigia, Varadouro, Casa da Capelinha, Estalagem Côrte do Norte e Poço dos Romeiros.

Gastronomia: Caldeirada, Sopa de Marisco (lapas), Bolo de mel e licores.

Artesanato: Tecelagem, rendas e bordados, sapateiro, ferreiro, artigos decorativos em pano, bonecos de Presépio com âmago da figueira e do milho.

Colectividades: Casa do Povo de Ponta Delgada e Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada.

Artesanato: Senhor do Bom Jesus.

Situação Geográfica

Ponta Delgada tem costa no Oceano Atlântico, a Norte, fazendo fronteira apenas com a freguesia de Boaventura e São Vicente, a Este e a Oeste respectivamente.

freguesia-da-ponta-delgada